sexta-feira, 16 de março de 2012

Cáritas promove Oficina de Comunicação

Cáritas promove Oficina de Comunicação

Texto: Corine Nienkoetter Nunes

A Cáritas Brasileira, Regional Santa Catarina, em parceria com a Pastoral da Juventude, realizou a 1ª Etapa da Oficina de Comunicação, que se enquadra no projeto de Economia Solidária. A oficina foi realizada em Rio do Oeste, Diocese de Rio do Sul, nos dias 25 e 26 de fevereiro. A Oficina de Comunicação tem como objetivo qualificar jovens em áreas da comunicação social, visando fomentar a formação de cooperativas ou de outras formas de organização de jovens comunicadores.
A manhã do dia 25 iniciou com as apresentações. Em seguida,  a jornalista Míriam Santini de Abreu discutiu temas denominados por ela de temas transversais,  como a Crise de 2008, o livro “A Privataria Tucana” e as questões urbanas, como o caso de Pinheirinho, em São José dos Campos (SP), de onde milhares de famílias foram despejadas. Com esses temas, os participantes construíram momentos de reflexão e discussão.
À  tarde, com a assessoria do jornalista e repórter fotográfico Ricardo Casarini, o tema em pauta foi fotografia. Os participantes aprenderam a teoria e depois partiram para a prática, sendo surpreendidos com dúvidas na hora de fotografar. Ricardo, porém, acompanhou o trabalho e sanou as dúvidas. Depois os participantes observaram as fotografias que haviam feitos e delas surgiram comentários e críticas construtivas. À noite, houve prática de fotografias noturnas.
Fernando Zamban, que trabalha no projeto e também é fotógrafo acompanhou a turma, que usou de criatividade, vontade e persistência. No dia 26,  Míriam  falou sobre a pauta jornalística e sobre a melhor forma de montar um texto jornalistico.
A turma partiu para a prática, entrevistando Cleusa de Lourdes Cardoso de Souza, a responsável pelo Centro de Formação Diocesano, onde aconteceu essa etapa da Oficina de Comunicação. Logo após  avaliou-se a entrevista e a turma percebeu  alguns pontos que poderiam ser melhores, como a participação de todos na hora de perguntar. A tarefa seguinte foi fazer um perfil de Cleusa. A turma partilhou os textos escritos e percebeu que cada um possui dentro de si um pouquinho de jornalista.


A oficina no olhar dos participantes

Anna Paula de Oliveira

“Quando recebi o convite, fiquei interresada, bateu uma ansiedade de saber como seria a oficina. Nestes dois dias notei que foi tudo muito bem organizado, houve um excelente aproveitamento de todos, e, o mais importante, construímos os momentos juntos. O grupo buscou aprender, se comprometeu em fazer acontecer a oficina. Nem todos os jovens tem essa característica, porém nós adoramos fazer a oficina, e em nome dos colegas da oficina quero agradecer a Cáritas Brasileira, pelo convite, pela acolhida e pela oportunidade e conhecimento que proporcionou a cada um de nós neste final de semana,  e sem dúvida estaremos na segunda etapa”.

Marcelo Cachoeira

“Quando a Joseanair Hermes (uma das articuladoras da oficina) fez o convite ao Cesmar (Centro Social Marista), e este foi repassado a mim, aceitei na hora. Meu interesse foi mais pela parte de fotografia, que é uma grande paixão. Percebi que o grupo foi muito dinâmico, aberto, interagiu com todos os momentos da oficina. Tudo o que aprendi nestes dois dias poderei usar no trabalho, nas reuniões e encontros promovidos pelo Cesmar. Essa foi uma ótima oportunidade para quem busca formação na área da comunicação social, e também para despertar interesse, abrir novos caminhos. A fotografia expressa o sentimento. Agradeço aos organizadores pela oportunidade de participar da oficina, e já posso afirmar que a expectativa para a próxima etapa é grande, estaremos aqui para construir juntos esta próxima etapa”

Nenhum comentário:

Postar um comentário